Cultura, comunicação e média
Detalhes do curso
Destinatários
Candidatos que reúnam, cumulativamente, as condições seguintes:
– Idade igual ou superior a 18 anos.
– 9º Ano de escolaridade.
– Ter obtido uma Certificação Parcial em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares ou em Cursos de Educação e Formação de Adultos ou encontrar-se ao abrigo do Decreto-lei nº 357/2007, de 29 de outubro.
– Apresentar um Plano Pessoal de Qualificação.
Programa
– Novas formas e expressões de cultura: evolução e impacto social das tecnologias de informação e comunicação
– As tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao serviço da memória colectiva
– A difusão da arte e da cultura pelas tecnologias de informação e comunicação quanto à acessibilidade e celeridade no acesso à informação/formação: consequências no conceito de cultura
– A reinvenção da arte através do ciberespaço: a arte digital e os museus virtuais
– Alteração do conceito de propriedade autoral: arte interactiva
– Reflexos da alteração das coordenadas espaço/tempo do ciberespaço na construção e apropriação de elementos culturais
– Gestão das diversas dimensões do quotidiano com recurso às TIC: gestão dos recursos domésticos, novas formas de lazer e novas noções de qualidade de vida
– Vantagens trazidas pela evolução das tecnologias de informação e comunicação no colectivo profissional
– Construção linguística da intervenção cultural e comunicacional com recurso às tecnologias de informação e comunicação
– Técnicas de pesquisa, selecção e tratamento de informação, com objectivos pessoais e profissionais, através do recurso a ferramentas disponibilizadas pelas tecnologias de informação e comunicação (processador de texto e folha de cálculo)
– Adequação a situações de comunicação em suporte electrónico
– Mecanismos de língua para sistematização da informação, em contexto socioprofissional
– Formas de intervenção crítica sobre a informação mediatizada: resumo e síntese de textos informativos e construção de folhetos informativos para apropriação e esclarecimento das mensagens veiculadas pelos média
– Os média e a alteração dos processos de comunicação, intervenção e participação pública
– Reformulação do conceito de comunidade por efeito das potencialidades comunicativas das tecnologias de informação e comunicação
– Enquadramento legal e exploração dos instrumentos disponíveis para uma comunicação organizacional com vista à minimização dos riscos
– Percepção da iconografia como linguagem preferencial dos diversos suportes tecnológicos e o seu relacionamento pertinente com os tipos de texto e de comunicação inerentes
– a universalização dos grandes debates da humanidade: a intervenção comunitária e a formulação de pensamento crítico numa conjuntura de globalização
Outras informações
O valor de inscrição é gratuito para as seguintes situações:
– Formandos desempregados.
– Formandos que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão de percurso EFA frequentado no CEPRA.
– Formandos provenientes de Processo RVCC Escolar no Centro Qualifica do CEPRA, que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão do seu Processo de Certificação Escolar.
