Cursos de Educação e Formação de Adultos

Curso EFA de Nível Secundário de Aprovisionamento e Venda de Peças - S3 Tipo A

Detalhes do curso

Destinatários

Destina-se a candidatos com:

– 9º ano de escolaridade.

– Horário pós-laboral: Idade igual ou superior a 18 anos.

– Horário laboral: Idade igual ou superior a 23 anos.

SELEÇÃO DE CANDIDATOS:

Os candidatos são convocados por ordem de inscrição e sujeitos a um processo de seleção que inclui entrevista e exame médico.

Programa

Portfólio Reflexivo de Aprendizagem
(85 horas)

Componente de Formação de Base
(550 horas)

Áreas de competência chave:

– Cidadania e profissionalidade

– Sociedade, tecnologia e ciência

– Cultura, língua e comunicação

Componente de Formação Tecnológica
Inclui a Formação Teórica / Prática e a Formação Prática em Contexto de Trabalho.

Formação Teórica / Prática
(1025 horas)

– Introdução ao setor automóvel

– Materiais – ferrosos, não ferrosos e não metálicos

– Desenho técnico – construções geométricas e projeções ortogonais

– Motores a gasolina e Diesel / Sistema de arrefecimento e lubrificação / Admissão e escape

– Sistemas de Transmissão

– Sistemas de direção, suspensão e rodas / Sistemas de travagem

– Sistemas de carga e arranque / Sistemas de iluminação e aviso

– Sistemas de conforto e segurança / Sistemas de informação e comunicação

– Sistemas de ignição / Alimentação / Sobrealimentação

– Carroçarias

– Análise de mercado de fornecedores de peças

– Análise de logística, condições financeiras e garantias dos fornecedores de peças

– Organização do serviço interno – sistema de encomendas, identificação, registo de peças e processo de requisição de produtos em stock

– Rastreabilidade, armazenamento, manuseamento, acondicionamento e registo de peças

– Definição e organização de áreas e espaços de armazém

– Entrega e expedição de mercadorias

– Estudo e avaliação das condições e requisitos para atribuição de créditos a clientes

– Legislação de garantias e gestão de garantias de peças

– Elaboração de estatísticas de vendas

– Processo de comunicação

– Relação com o cliente / Comportamento organizacional

– Gestão de reclamações e conflitos com clientes / Fornecedores

– Técnicas de vendas e negociação

– Técnicas de negociação na função “compras”

– Gestão de stocks

– Elaboração de estatísticas de movimentos de stock

– Seguimento e fidelização de clientes

– Campanhas de vendas de peças e serviços

– Gestão de resíduos, recolha e classificação

– Implementação de políticas, objetivos e procedimentos

Formação Prática em Contexto de Trabalho
(210 horas)

Decorre numa oficina do setor automóvel, em situação real de trabalho.

Outras informações

Confere uma qualificação profissional de nível 4, com equivalência ao 12º ano de escolaridade.

CÓDIGO DO CURSO 1968
DURAÇÃO 1870 horas
DATA DE INÍCIO: Data a determinar
LOCAL A designar
PREÇO €0.00