Fundamentos de cultura, língua e comunicação
Detalhes do curso
Destinatários
Candidatos que reúnam, cumulativamente, as condições seguintes:
– Idade igual ou superior a 18 anos.
– 9º Ano de escolaridade.
– Ter obtido uma Certificação Parcial em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares ou em Cursos de Educação e Formação de Adultos ou encontrar-se ao abrigo do Decreto-lei nº 357/2007, de 29 de outubro.
– Apresentar um Plano Pessoal de Qualificação.
Programa
– Uma cultura de programação: trajectos pessoais e mudança social
– Relação entre os contextos de vida e os trajectos pessoais
– A importância das aprendizagens não formais nas manifestações culturais e artísticas e destas naquelas
– Metodologias disponíveis de diagnose e prospecção ao serviço da actividade cultural: inquérito, entrevista, observação directa e análise documental
– Investigação cultural intensiva e extensiva: objectivos, propósitos e adequação da opção
– Arte privada e arte pública
– A influência dos factores culturais, políticos e físicos nos processos de mudança social ao longo da história
– Factores de aceleração da mudança social e cultural na história recente: os adventos da revolução industrial, do cientismo, do racionalismo, dos confrontos bélicos, entre outros
– Efeitos da globalização das políticas financeiras e seus impactos na gestão da promoção da cultura, nos seus diferentes aspectos e dimensões (por exemplo, arte popular e arte das elites)
– A língua e a literatura portuguesa no mundo como elementos de união e intervenção cívica
– O texto criativo como expressão de vivências
– Registos linguísticos / textuais de intervenção socioprofissional
– Construção de opiniões fundamentadas num contexto institucional
– Consciência da língua viva, em constante mudança
– O papel da literatura na formação da opinião para a intervenção social: leitura e interpretação de textos literários de autores portugueses e/ou estrangeiros de mérito reconhecido como forma de fortalecer e mobilizar competências culturais, linguísticas e comunicacionais
– Recursos linguísticos pertinentes para a construção de páginas pessoais na internet e a participação em fóruns, subscrições, salas de conversação entre outros
– importância da exploração e produção de documentários e artigos de apreciação crítica acerca da identidade global e local, na construção de opinião pessoal fundamentada
– Os sistemas de comunicação na expressão do pensamento crítico, na construção da relação entre a opinião pessoal e a opinião pública
– A comunicação entre indivíduos, através de suportes diversos, como forma de construção de uma identidade cultural comum
– O papel dos média e da opinião pública nas relações interpessoais
– Percepção da complementaridade teórica/prática em contexto profissional e institucional
– Cultura da globalização e cultura de preservação de identidades: confronto ou complementaridade?
Outras informações
O valor de inscrição é gratuito para as seguintes situações:
– Formandos desempregados.
– Formandos que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão de percurso EFA frequentado no CEPRA.
– Formandos provenientes de Processo RVCC Escolar no Centro Qualifica do CEPRA, que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão do seu Processo de Certificação Escolar.
