Modular

Sistemas ambientais

Detalhes do curso

Destinatários

Candidatos que reúnam, cumulativamente, as condições seguintes:

– Idade igual ou superior a 18 anos.

– 9º Ano de escolaridade.

– Ter obtido uma Certificação Parcial em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares ou em Cursos de Educação e Formação de Adultos ou encontrar-se ao abrigo do Decreto-lei nº 357/2007, de 29 de outubro.

– Apresentar um Plano Pessoal de Qualificação.

Programa

– Abordagem socio-hostórica das formas de representação e actuação sobre o ambiente

– Diferentes relações dos povos e civilizações com o ambiente, associados a distintas cosmo-visões de diferentes recursos tecnológicos

– Emergência da modernidade como aprofundamento do controlo e manipulação sobre o ambiente, nas suas várias vertentes

– Associação desta mudança profunda na relação com o ambiente, com a transformação dos padrões demográficos e migratórios

– Análise da relação complexa que os indivúduos estabelecem hoje com as políticas ambientais, particularmente visível nas polémicas públicas sobre a instalação de novos equipamentos com um impacto ambiental considerável

– As sociedades comtemporâneas como sociedades de risco, implicando um aumento de reflexividade e sisibilidade social para formas mais sustentáveis (e seguras) de relação com o ambiente

– Perspectivas político-geográficas sobre o ambiente e, em particular, a exploração e gestão dos recursos naturais

– Os diversos recursos naturais: distinção entre renováveis e não renováveis e debate sobre os desafios que se colocam à gestão dos segundos

– Relação de desigualdade na distribuição e consumo energéticoscom os níveis e modelos de desenvolvimento das regiões

– A dependencia de Portugal relativamente aos recursos do subsolo (em particular em termos energéticos): implicações financeiras e ambientais na aposta em energias renováveis

– Quantidade e qualidade dos recursos hídricos, em função quer de factores climáticos quer de actividade humana

– Diversas instâncias administrativas e comerciais que regulam a auisição e expçloração de recursos naturais, explorando tensões entre elas

– Distintos modelos de desenvolvimento, em contexto urbano e em contexto rural, caracterizados por diferentes modos de relação com o meio ambiente

– Dimensão física e quimica desistemas ambientais

– Os diferentes elementos que contituem os sistemas ambientais: ar, água, solo e ecosistemas

– Princípios físicos e químicos que comandam os sistemas ambientais nos diferentes elementos, conhecendo os modelos teóricos desenvolvidos para interpretar a forma segundo aquelas operam

– Quantificação dos desiquilíbrios nos sistemas ambientais diagnosticando as causas associadas e, em particular, a dimensão da intervenção antropogénica sobre o ambiente

– A evoução dos sistemas ambientais. causas de desiquilíbrios e modos de intervenção sobre as mesmas com vista à correcção dos seus defeitos

– Perspectiva sistémica dos sistemas ambientais, segundo o funcionamento em ciclos interligados de matéria e energia, em diferentes escalas

– Multidisciplinaridade e transversalidade dos problemas ambientais (água,ar, solo, biota), resultante da emissão de poluentes, e das suas soluções, considerando as dimensões ecológica, social e económica do desenvolvimento sustentável

– Conceitos matemáticos para o disgnóstico e intervenção de sistemas ambientais

– Utilidade(s) da matemática na interpretação e sistematização dos ciclos ambientais

– Modelos teóricos explicativos dos ciclos ambientais e sua explicitação formal em equações

– Grandezas fundamentais para o diagnóstico dos desiquilíbrios em siistemas ambientais

– Métodos matemáticos para relacionar as causas de desiquilíbrios em sistemas ambientais e para dimensionar as soluções

– Leitura e cosntrução de funções, na sua forma gráfica, munérica e anlítca, na representação do comportamento de sistemas ambientais

Outras informações

O valor de inscrição é gratuito para as seguintes situações:
– Formandos desempregados.
– Formandos que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão de percurso EFA frequentado no CEPRA.
– Formandos provenientes de Processo RVCC Escolar no Centro Qualifica do CEPRA, que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão do seu Processo de Certificação Escolar.

CÓDIGO DO CURSO STC_2
DURAÇÃO 50 horas
DATA DE INÍCIO: Data a determinar
LOCAL A designar
PREÇO €0.00