Modular

Sistemas ambientais

Detalhes do curso

Destinatários

Candidatos que reúnam, cumulativamente, as condições seguintes:

– Idade igual ou superior a 18 anos.

– 9º Ano de escolaridade.

– Ter obtido uma Certificação Parcial em Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares ou em Cursos de Educação e Formação de Adultos ou encontrar-se ao abrigo do Decreto-lei nº 357/2007, de 29 de outubro.

– Apresentar um Plano Pessoal de Qualificação.

Programa

– Abordagem socio-hostórica das formas de representação e actuação sobre o ambiente

– Diferentes relações dos povos e civilizações com o ambiente, associados a distintas cosmo-visões de diferentes recursos tecnológicos

– Emergência da modernidade como aprofundamento do controlo e manipulação sobre o ambiente, nas suas várias vertentes

– Associação desta mudança profunda na relação com o ambiente, com a transformação dos padrões demográficos e migratórios

– Análise da relação complexa que os indivúduos estabelecem hoje com as políticas ambientais, particularmente visível nas polémicas públicas sobre a instalação de novos equipamentos com um impacto ambiental considerável

– As sociedades comtemporâneas como sociedades de risco, implicando um aumento de reflexividade e sisibilidade social para formas mais sustentáveis (e seguras) de relação com o ambiente

– Perspectivas político-geográficas sobre o ambiente e, em particular, a exploração e gestão dos recursos naturais

– Os diversos recursos naturais: distinção entre renováveis e não renováveis e debate sobre os desafios que se colocam à gestão dos segundos

– Relação de desigualdade na distribuição e consumo energéticoscom os níveis e modelos de desenvolvimento das regiões

– A dependencia de Portugal relativamente aos recursos do subsolo (em particular em termos energéticos): implicações financeiras e ambientais na aposta em energias renováveis

– Quantidade e qualidade dos recursos hídricos, em função quer de factores climáticos quer de actividade humana

– Diversas instâncias administrativas e comerciais que regulam a auisição e expçloração de recursos naturais, explorando tensões entre elas

– Distintos modelos de desenvolvimento, em contexto urbano e em contexto rural, caracterizados por diferentes modos de relação com o meio ambiente

– Dimensão física e quimica desistemas ambientais

– Os diferentes elementos que contituem os sistemas ambientais: ar, água, solo e ecosistemas

– Princípios físicos e químicos que comandam os sistemas ambientais nos diferentes elementos, conhecendo os modelos teóricos desenvolvidos para interpretar a forma segundo aquelas operam

– Quantificação dos desiquilíbrios nos sistemas ambientais diagnosticando as causas associadas e, em particular, a dimensão da intervenção antropogénica sobre o ambiente

– A evoução dos sistemas ambientais. causas de desiquilíbrios e modos de intervenção sobre as mesmas com vista à correcção dos seus defeitos

– Perspectiva sistémica dos sistemas ambientais, segundo o funcionamento em ciclos interligados de matéria e energia, em diferentes escalas

– Multidisciplinaridade e transversalidade dos problemas ambientais (água,ar, solo, biota), resultante da emissão de poluentes, e das suas soluções, considerando as dimensões ecológica, social e económica do desenvolvimento sustentável

– Conceitos matemáticos para o disgnóstico e intervenção de sistemas ambientais

– Utilidade(s) da matemática na interpretação e sistematização dos ciclos ambientais

– Modelos teóricos explicativos dos ciclos ambientais e sua explicitação formal em equações

– Grandezas fundamentais para o diagnóstico dos desiquilíbrios em siistemas ambientais

– Métodos matemáticos para relacionar as causas de desiquilíbrios em sistemas ambientais e para dimensionar as soluções

– Leitura e cosntrução de funções, na sua forma gráfica, munérica e anlítca, na representação do comportamento de sistemas ambientais

Outras informações

O valor de inscrição é gratuito para as seguintes situações:
– Formandos desempregados.
– Formandos que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão de percurso EFA frequentado no CEPRA.
– Formandos provenientes de Processo RVCC Escolar no Centro Qualifica do CEPRA, que frequentem curso inserido num percurso EFA, para conclusão do seu Processo de Certificação Escolar.

DURAÇÃO 50 horas
DATA DE INÍCIO: Data a determinar
LOCAL A designar
PREÇO €0.00