Erasmus +

PROJETO ABRIR HORIZONTES 2020/2021

 

O projeto Abrir Horizontes CEPRA 2020/2021 decorre no âmbito do programa ERASMUS+, KA1 – Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem.

O Projeto proporcionará 11 Mobilidades para jovens formandos recém graduados dos cursos de Técnico/a de Mecatrónica Automóvel, Reparador de Motociclos e Técnico/a de Reparação e Pintura de Carroçarias, que terão oportunidade de estagiar em empresas de Reparação Automóvel em França (6 estágios de curta duração) e na Bélgica (5 estágios Erasmus PRO). Complementarmente serão realizadas 7 Mobilidades para Staff do CEPRA, com a duração de 1 semana, visando a observação e recolha de informação sobre cursos de formação com vista à qualificação dos profissionais para intervenções em veículos híbridos e elétricos. Os jovens realizam estágios em empresas do sector da Reparação Automóvel, em França e Bélgica, países nos quais o CEPRA tem parcerias de colaboração a decorrer desde 2012. O projeto Abrir Horizontes 2020/2021 foi prolongado por mais 12 meses devido às dificuldades impostas pela Pandemia Covid-19.

 

Foram convidados a participar os formandos que tenham concluído com aproveitamento a formação do CEPRA, há menos 18 meses até à data da viagem, nas modalidades de cursos de Aprendizagem, Educação e Formação de Jovens ou Cursos de Especialização Tecnológica. Decorreram para esse efeito dois seminários de divulgação a distância.

 

O período de candidaturas decorreu até 30 de abril, tendo os resultados da avaliação sido comunicados aos candidatos a 21 de maio.

 

Lista de candidatos Selecionados

 

Guia de Apoio – Mobilidades para Recém-Graduados

 

Para os jovens que vão participar será uma experiência única, que lhes proporcionará a aquisição de novos conhecimentos e práticas de trabalho noutros países da Europa e onde durante o período de mobilidade serão cidadãos dos países de destino desenvolvendo a sua atividade profissional, mas também a organização da sua vida pessoal com a necessária autonomia (importa considerar que estamos a falar de jovens que na grande maioria dos casos irá pela primeira vez sair do país).

 

APROVAÇÃO DA CANDIDATURA À ACREDITAÇÃO DOS PROJETOS KA1(2021/2027)

 

A candidatura à Acreditação Erasmus+ até 2027 que o CEPRA submeteu em outubro de 2021, foi aprovada. O processo de acreditação correspondeu a uma nova geração de programas Erasmus+, que estará em vigor no período compreendido entre 2021 e 2027. A acreditação garante o financiamento das mobilidades de formandos e de staff até 2027, com enfoque na qualidade dos projetos, numa abordagem estratégica para o desenvolvimento institucional do CEPRA.