Erasmus +

  


 

 

A necessidade de acompanhar os desenvolvimentos tecnológicos e de garantir a necessária rotatividade dos recursos humanos do setor, num contexto de acelerada mudança tecnológica e de cultura organizacional, obriga à identificação de novas competências técnicas, relacionais e de cidadania, que o CEPRA tem de incorporar em respostas formativas diferenciadas para os diferentes públicos que se dirige a sua formação.

Reveste-se, por isso, de primordial importância para a atividade do CEPRA, a partilha de experiências com centros de formação congéneres a nível internacional, com o objetivo de comparar serviços, processos e métodos de trabalho, identificando melhores práticas para posterior proposta de adoção pelo CEPRA de soluções mais eficientes e de práticas inovadoras. Esta experiência permitirá ao CEPRA iniciar uma rede de contactos de cooperação transnacional que permita, posteriormente, o estabelecimento de parcerias robustas, sustentáveis e duradouras, que consubstanciem a sua estratégia de internacionalização.


 

 

 

 

A candidatura à Acreditação Erasmus+, até 2027, que o CEPRA submeteu em outubro de 2021, foi aprovada. O processo de acreditação correspondeu a uma nova geração de programas Erasmus+, que estará em vigor no período compreendido entre 2021 e 2024. A acreditação garante o financiamento das mobilidade de formandos e de staff até 2027, com enfoque na qualidade dos projetos, numa abordagem estratégica para o desenvolvimento institucional do CEPRA.

 

ACREDITAÇÃO ERASMUS

 


 

 

 

Na sequência da obtenção da acreditação Erasmus, o CEPRA poderá realizar, anualmente, diversas atividades de âmbito internacional, com o apoio de entidades parceiras ligadas à formação profissional e que inclui mobilidades de formandos, formação de staff e atividades de job shadowing.

 

 PROJETO 2022/2023

Já como entidade acreditada o CEPRA iniciou, em junho de 2022, o projeto PT1-KA121-VET-0000-61274, que contempla diversas atividades de mobilidade:

 

 

Como forma de responder às necessidades de formação dos profissionais, o CEPRA prevê a criação de um laboratório de II&D (Investigação, Inovação e Desenvolvimento) para pesquisa e desenvolvimento de metodologias pedagógicas inovadoras, criação de recursos digitais para formação, e estudos sobre a indústria automóvel.
Neste âmbito, procuraram-se organizações que apresentem soluções para laboratórios de II&D nas temáticas referidas, tendo sido identificadas duas empresas, sediadas na Alemanha (Colónia), que se disponibilizaram a receber o CEPRA, no âmbito de um Job Shadowing, a 7 e 8 de junho de 2022:
1. Lucas Nüelle 
2. LD DIDACTIC GmbH 

 

 

 

Em setembro de 2022 os técnicos de formação e formadores de Mecatrónica do CEPRA participaram num curso promovido pela CESVIMAP, sobre veículos Híbridos e elétricos/Sistemas ADAS, com os seguintes objetivos:

1. Adequar programas de formação que respondam às necessidades tecnológicas e organizacionais decorrentes da evolução tecnológica do setor automóvel. Neste domínio identificaram-se as temáticas que têm registado uma evolução tecnológica crescente e nas quais o CEPRA pretende evoluir: propulsão elétrica, sistemas avançados de assistência ao condutor (Advanced Driver Assistance Systems - ADAS), veículos conectados e com telemática integrada.

 

 

No âmbito do programa ERASMUS+, decorreu ao abrigo do projeto 2022-1-PT01-VET-000061274, uma atividade de Job Shadowing na região de Barcelona e de Saragoça, em entidades especialistas na área automóvel, quer em consultoria técnica, quer em formação profissional para ativos.
De 10 a 14 de julho, para os participantes nesta mobilidade, foi uma excelente oportunidade de discussão sobre a inovação nas metodologias de formação que respondam às necessidades tecnológicas impostas pela evolução do setor.
 

 

Ao abrigo do programa Erasmus+, 3 recém graduados do CEPRA (2 da Sede e 1 da Delegação) realizaram estágios na região de L’Ile-de-France, próximo de Paris. 

Os participantes foram acolhidos pelas empresas do Grupo Gueudet, situadas em Marne la Vallée, e a apoiá-los.

Neste sentido, formou-se uma parceria com a AFORPA (Association Régionale pour la FORmation Professionnelle Automobile), para intercambio de formandos, tendo o CFA AFORPA “Jean-Claude ANDRIEU” manifestado disponibilidade para atuar como entidade parceira na colocação dos formandos do CEPRA em mobilidade, em empresas de reparação automóvel locais, quer para mobilidades de curta como de longa duração.

 

Fábio Teixeira, Lucia Carrola e Guilherme Gonçalves com os respetivos tutores franceses

  

 

Na sequência da obtenção da acreditação no âmbito do Programa Erasmus +, o CEPRA viu aprovado um projeto que garante o financiamento entre outras atividades, para a realização de 3 mobilidades de longa duração (p/ formandos recém-graduados, com 91 dias + 2 para viagens), na região de L’Ile-de-France.

Mais uma vez, para o efeito, foi estabelecida uma parceria com a AFORPA (Association Régionale pour la FORmation Professionnelle Automobile), para intercâmbio de formandos, tendo o Grupo Gueudet realizado o acolhimento dos nossos formandos recém-graduados.

 

Gonçalo Couto, Filipe Pires e Alessandro Cunha com os respetivos tutores franceses

 

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Ao abrigo do programa Erasmus+, 4 recém graduados do CEPRA (3 da Sede e 1 da Delegação) realizaram estágios na região de Montbrison, próximo de SaintÉtienne, em França.  Os participantes foram acolhidos pelas empresas Scan Auto e Protière Citroen, e a apoiá-los está também o Lycée Professionnel Privé Sainte Claire, entidades a quem agradecemos toda a colaboração neste projeto.

 saint etienne

 

No dia 24 de fevereiro realizou-se, em formato presencial e online, um seminário de disseminação das Mobilidades de Staff (Job Shadowing em Colónia e o curso de desenvolvimento profissional sobre veículos híbridos e elétricos e ADAS, na Cesvimap) cofinanciados pelo programa ERASMUS+.
Estas mobilidades serviram para analisar as necessidades de aquisição de novas competências decorrentes da evolução tecnológica no setor automóvel, e a sua incorporação na formação do CEPRA.
Para além do depoimento e testemunho dos intervenientes, através de uma sessão de perguntas e respostas, foi efetuada uma auscultação aos participantes do seminário, tendo em vista a definição de novas mobilidades Erasmus.

No dia 15 de fevereiro de 2024 realizou-se, em formato presencial e online, um seminário de disseminação da Mobilidade de Staff, Job Shadowing na região de Barcelona e de Saragoça, cofinanciada pelo programa ERASMUS+.
Na disseminação foram apresentados os objetivos da mobilidade, as atividades realizadas nas entidades de acolhimento, nomeadamente a AUTOTECNIC 2000 e o Grupo EINA, para a área da Mecatrónica Automóvel, e o Centro Zaragoza, que opera na área de colisão, assim como os resultados obtidos e o impacto no CEPRA.
Para além do depoimento e testemunho dos intervenientes, foi efetuada uma auscultação aos participantes do seminário, tendo em vista a definição de novas mobilidades Erasmus.

 

Para celebrar o Dia da Europa decorreu hoje, dia 9 de maio, o seminário de disseminação das mobilidades ERASMUS+ de jovens recém-graduados, no âmbito do Projeto 2022/2023.

Para perspectivar as futuras mobilidades, os participantes das mobilidades de curta e longa duração, ambas em França, deixaram o seu testemunho e contaram, aos formandos das turmas da sede, as mais valias que obtiveram, tanto com o estágio nas oficinas, como nas visitas culturais.

 

 

A 19 de maio, decorreu na Delegação do CEPRA em Pedrouços (Maia), o seminário de disseminação das mobilidades de jovens recém-graduados, que participaram no Projeto Erasmus+ de 2022/2023. Este projeto englobou uma mobilidade de curta duração (21 dias) e uma de longa duração (102 dias), ambas com 3 participantes, em Paris.
Neste seminário, os participantes relataram as suas experiências durante os estágios nas oficinas, bem como nas visitas culturais, relevando as aprendizagens obtidas a nível pessoal e profissional.
A entidade parceira foi a AFORPA (Association Regionale pour la Formation Profissionelle Automobile), tendo os estágios decorridos na oficina Métin, que pertence ao Groupe Gueudet, a quem agradecemos toda a colaboração prestada.

 

 

 

O projeto Abrir Horizontes CEPRA 2020/2021 decorreu no âmbito do programa ERASMUS+, KA1 – Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem.

 

MOBILIDADE CURTA DURAÇÃO

O Projeto Abrir Horizontes 2020/2021 (código KA1-102-078049), que o CEPRA viu aprovado no âmbito do Programa Erasmus+, incluiu uma mobilidade para 6 formandos, em Lézignan-Corbiéres (França), durante 21 dias (curta duração), para a realização de estágios em oficinas, acrescidos dos dias de viagem, tendo como entidade parceira o CFAI Henri MARTIN.

 

MOBILIDADE LONGA DURAÇÃO

O Projeto Abrir Horizontes 2020/2021, que o CEPRA viu aprovado no âmbito do Programa Erasmus+, incluiu uma mobilidade para 5 formandos, na Bélgica, durante 100 dias (longa duração), para a realização de estágios em oficinas, tendo como entidade parceira o Centre de Coordination et de Gestion des Programmes Européens-DGEO.

 

JOB SHADOWING ANFA

O Projeto aprovado ao CEPPRA no âmbito do programa ERASMUS+ incluiu uma mobilidade de Staff para Técnicos de Formação da área da Mecatrónica Automóvel, em parceria com a ANFA (Association Nationale pour la Formation Automobile).

A mobilidade decorreu de 6 a 10 de setembro de 2021 e contou com a participação de 11 Técnicos (7 formadores e 4 técnicos superiores - 6 da sede e 5 da Delegação). Esta mobilidade serviu para:
1. Melhorar o conhecimento tecnológico sobre veículos Híbridos e Elétricos da equipa de Técnicos de Formação, capacitando-os para a construção de novos conteúdos.
2. Propor novos cursos ou adequar os conteúdos de cursos já disponíveis para garantir a aquisição de novas competências decorrentes da introdução de novas tecnologias em veículos Híbridos e Elétricos.
3. ldentificar práticas pedagógicas adequadas quer para profissionais quer para jovens, garantindo a seleção dos melhores métodos para a aquisição das novas competências de cada um dos públicos.
4. ldentificar equipamentos e ferramentas específicas para intervenções de manutenção e reparação em veículos híbridos e elétricos.
5. Garantir equipas pedagógicas mais abertas à inovação, mais capacitadas para abordar o progresso tecnológico e as mutacões do mundo do trabalho.

 


 

 

DISSEMINAÇÕES DE RESULTADOS DE PROJETOS DO CEPRA EM MOBILIDADES ERASMUS+

Os resultados dos projetos de mobilidade são divulgados em seminários de disseminação:

 

 

 


 

 

 

No âmbito da iniciativa Erasmusdays 2022 ocorreu, na nossa sede, um conjunto de desafios mecatrónicos, onde foram postos à prova quatro equipas compostas por um português formando do CEPRA, um francês do Lycée Professionnel Privé Sainte-Claire à Sury Le Comtal - Loire 42 e um romeno do Liceul Chisineu Cris.
Os formandos tiveram a oportunidade de conviver e realizar iniciativas que promoveram a sua interação e espírito de equipa, sob os valores Erasmus.
Os restantes formandos do CEPRA participaram num quiz didático, composto por perguntas sobre a Europa, o Programa Erasmus+ e a sua área profissional.