Sobre nós

O CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel foi criado em 1981, na sequência da celebração de um protocolo outorgado entre:

o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), a Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel (ANECRA) e a Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN).

 

IEFP, IP
Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP

http://www.iefp.pt

 

ANECRA
Associação Nacional das Empresas do Comércio e Reparação Automóvel

http://www.anecra.pt

 

ARAN
Associação Nacional do Ramo Automóvel

http://www.aran.pt

 

A homologação desse protocolo, que dotou o CEPRA de personalidade jurídica, foi efetuada através da portaria nº 16/88, de 7 de janeiro, na qual se definiu o CEPRA como um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.
O objetivo subjacente à criação do CEPRA, assenta na promoção e valorização profissional do setor da reparação automóvel e serviços e indústrias conexas representadas pelas Associações outorgantes, através da formação profissional.
Para além destas atividades, como contributo para a estratégia nacional que irá permitir a elevação dos níveis de qualificação de jovens e adultos, e a certificação profissional dos profissionais do setor automóvel, o CEPRA dispõe de um Centro Qualifica, onde decorrem os processos RVCC, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.

 

Visão

Uma organização de excelência, socialmente responsável, líder na formação profissional e na certificação de competências no setor automóvel, reconhecida nacional e internacionalmente.

 

Missão

O CEPRA tem como missão, qualificar e certificar os recursos humanos da área da reparação automóvel, através do desenvolvimento de formação profissional e do reconhecimento de competências, em colaboração com as empresas e outras organizações, e da divulgação dos conhecimentos e práticas associados à evolução tecnológica, de forma a contribuir para a melhoria sustentável da envolvente económica e social do setor.

 

Política da Qualidade

Através da Política da Qualidade, o CEPRA assume o compromisso de qualificar e certificar os recursos humanos da área da reparação e manutenção automóvel, de forma a potenciar a empregabilidade e satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas, cumprindo os requisitos legais, regulamentares e normativos aplicáveis, num contexto de melhoria contínua.

 

Valores Corporativos

Aliado à sua Missão, o CEPRA procura integrar na sua atividade um conjunto de valores corporativos que, quando plenamente consolidados, permitirão concretizar a Visão.

 

 

Organograma (clique aqui)