- Abordagem socio-hostórica das formas de representação e actuação sobre o ambiente
- Diferentes relações dos povos e civilizações com o ambiente, associados a distintas cosmo-visões de diferentes recursos tecnológicos
- Emergência da modernidade como aprofundamento do controlo e manipulação sobre o ambiente, nas suas várias vertentes
- Associação desta mudança profunda na relação com o ambiente, com a transformação dos padrões demográficos e migratórios
- Análise da relação complexa que os indivúduos estabelecem hoje com as políticas ambientais, particularmente visível nas polémicas públicas sobre a instalação de novos equipamentos com um impacto ambiental considerável
- As sociedades comtemporâneas como sociedades de risco, implicando um aumento de reflexividade e sisibilidade social para formas mais sustentáveis (e seguras) de relação com o ambiente
- Perspectivas político-geográficas sobre o ambiente e, em particular, a exploração e gestão dos recursos naturais
- Os diversos recursos naturais: distinção entre renováveis e não renováveis e debate sobre os desafios que se colocam à gestão dos segundos
- Relação de desigualdade na distribuição e consumo energéticoscom os níveis e modelos de desenvolvimento das regiões
- A dependencia de Portugal relativamente aos recursos do subsolo (em particular em termos energéticos): implicações financeiras e ambientais na aposta em energias renováveis
- Quantidade e qualidade dos recursos hídricos, em função quer de factores climáticos quer de actividade humana
- Diversas instâncias administrativas e comerciais que regulam a auisição e expçloração de recursos naturais, explorando tensões entre elas
- Distintos modelos de desenvolvimento, em contexto urbano e em contexto rural, caracterizados por diferentes modos de relação com o meio ambiente
- Dimensão física e quimica desistemas ambientais
- Os diferentes elementos que contituem os sistemas ambientais: ar, água, solo e ecosistemas
- Princípios físicos e químicos que comandam os sistemas ambientais nos diferentes elementos, conhecendo os modelos teóricos desenvolvidos para interpretar a forma segundo aquelas operam
- Quantificação dos desiquilíbrios nos sistemas ambientais diagnosticando as causas associadas e, em particular, a dimensão da intervenção antropogénica sobre o ambiente
- A evoução dos sistemas ambientais. causas de desiquilíbrios e modos de intervenção sobre as mesmas com vista à correcção dos seus defeitos
- Perspectiva sistémica dos sistemas ambientais, segundo o funcionamento em ciclos interligados de matéria e energia, em diferentes escalas
- Multidisciplinaridade e transversalidade dos problemas ambientais (água,ar, solo, biota), resultante da emissão de poluentes, e das suas soluções, considerando as dimensões ecológica, social e económica do desenvolvimento sustentável
- Conceitos matemáticos para o disgnóstico e intervenção de sistemas ambientais
- Utilidade(s) da matemática na interpretação e sistematização dos ciclos ambientais
- Modelos teóricos explicativos dos ciclos ambientais e sua explicitação formal em equações
- Grandezas fundamentais para o diagnóstico dos desiquilíbrios em siistemas ambientais
- Métodos matemáticos para relacionar as causas de desiquilíbrios em sistemas ambientais e para dimensionar as soluções
- Leitura e cosntrução de funções, na sua forma gráfica, munérica e anlítca, na representação do comportamento de sistemas ambientais